quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Padaria Escola produz panetones para o Natal

O pão é celebrado desde da Última Ceia e não perde a sua soberania. Nos períodos que antecedem as festas de Natal e Ano Novo os panetones começam a ser produzidos através do curso profissionalizante oferecido pela Padaria Escola, desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, no Centro de Vivência e aprendizagem do Parque Prazeres.

Cerca de 1.200 panetones estão sendo confeccionados pelas mãos dos 25 alunos do curso. Embalados na massa especial adocicada e recheada de frutas e gotas de chocolate o panetone tem lugar garantido na ceia de final de ano.

O programa recebe assistência do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e o de Atenção Integrada á Família (PAIF), do Governo do Estado. As parcerias visam orientar o convívio sócio-familiar e comunitário.

O curso funciona em dois turnos, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, instalado à rua Luis Grain,s/n. O programa vem formando profissionais e transformando talentos na arte de confeccionar e confeitar pães, bolos, doces e salgados, tudo isso associada à habilidade e o conhecimento dos alunos que contribuem para inclusão no mercado de trabalho.

Há mais de dois anos de criação, o projeto padaria-escola vem se destacado entre os cursos de geração de renda sob a orientação do técnico de inclusão produtiva, e responsável pela padaria escola, Benedito Bersan Júnior.

¯ Desde o dia 4 de dezembro os alunos da padaria estão confeccionando panetones para as festas natalinas. A inclusão dos profissionais no mercado de trabalho se dá através dos estágios, dessa forma nossos ex-alunos estarão aptos a trabalhar como padeiro ou auxiliar e o que é melhor com certificado de conclusão de curso ¯ explica Bersan.

A história - O panetone tem origem em uma história de amor. Tudo iniciou por volta do século 15, quando um jovem milanês da família Atellini,se apaixonou pela linda filha do padeiro, chamado Toni, que não aprovava o namoro. Para impressionar o padeiro, o rapaz disfarçou-se de ajudante de padeiro e com a mão na massa inventou um maravilhoso pão fermentado e decorado com frutas e gotas de chocolate, com sabor especial. Sem falar na forma diferente, no formato de uma cúpula de igreja. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão com a proposta de ganhar o consentimento para o namoro. O sucesso foi imediato do pão da padaria do Toni, depois pão do Toni e com o tempo simplesmente Panetoni. Desse dia em diante o pão fez sucesso na padaria, o que fez a família ficar rica e o casamento se realizar.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Genny Gueto e banda Pegada embalam Farol dia 24



Estilo e talento são marcas de Genny Gueto e Banda Pegada, quando retornam ao showtrio sábado (dia 24), a partir das 16h. O grupo vai embalar o público na praia Farol de São Thomé neste final de semana, no conhecido percurso do camping ao Clube Náutico.

O repertório da banda axé vai mais além das musicas de trabalho. O grupo vai mostrar a fusão de ritmos, entre eles, pagode, caribenho, africano, MPB, funk melody, entre outros, com uma nova embalagem nos batidões, sem perder sua característica que é o Ilê aiyê, batida do Olodum que ocupa o primeiro lugar no mercado dos ritmos.

O show promete muitas surpresas para agradar a todos que estiverem aproveitando a praia neste final de temporada de verão. Produzindo sucesso desde de 2003, Genny tem apresentado em seus shows músicas de sua autoria e releituras de grandes compositores. O vocalista passou por outras bandas e, em 2005, montou a sua própria. O público é quem saiu ganhando, porque o grupo está sempre injetando novos instrumentos e buscando tendências no mundo da música.

Nos shows há interação da banda com o público e, por isso, as músicas caem na boca da galera com muito ritmo, para ninguém fica fora do rebolado. E nessa onda estão as músicas “Pancada”, “Numa perninha só” e “Toda”.

A banda é formada por Sérgio na bateria, Luciano no baixo, Igor no teclado, Bruno Cauã e Vitor Swing na percussão, Filipe na guitarra, além da bailarina Michelle e o cantor Genny Gueto.


'